Seja bem-vindo! Hoje é: sábado, 20 de Abril de 2024

2015 foi marcado pela mobilidade digital no Detran-BA

| Notícias

O auxiliar administrativo Valter Reis Maciel estuda legislação de trânsito para tirar pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação. O museólogo Anibal Gondim consulta informações do carro que pretende comprar para o filho. Valter não sabe da existência de Anibal, mas esses dois cidadãos têm em comum o uso do aplicativo móvel do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Lançado em agosto deste ano e disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos, o app Detran.BA Mobile aprimorou ainda mais o atendimento no órgão baiano de trânsito e já garante mobilidade digital para mais de 100 mil motoristas e proprietários de veículos.
Entusiasta do aplicativo, o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, vê na ferramenta tecnológica uma nova possibilidade de atendimento ao público, desafogando os modelos presencial e por telefone. Na prática, o aplicativo trouxe mais eficiência e celeridade às demandas dos cidadãos que utilizam os serviços de trânsito na Bahia. Atento às inovações digitais que asseguram mobilidade quando o Estado dialoga com o cidadão, o governador Rui Costa previu o sucesso do aplicativo quando deu o sinal verde para a sua implantação. O sucesso foi comprovado, em dois meses de lançado, com mais de 100 mil downloads.
Conforme Maurício Bacelar, o aplicativo aprimorou o serviço oferecido no portal www.detran.ba.gov.br porque foi elaborado pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) a partir de pesquisas nas redes sociais e na Central de Atendimento. “Conseguimos integrar diversos conteúdos que possibilitaram agilidade, segurança e atualização das informações”, assegura Bacelar. O aplicativo foi desenvolvido dentro dos objetivos priorizados na Política de Tecnologia do Governo do Estado da Bahia, traduzidos na necessária integração e imediata disponibilização de informações aos usuários.
Como o aplicativo evolui diariamente, a diretoria do Detran-BA prevê, num futuro próximo, cada vez menos deslocamento do cidadão aos postos do órgão. “Estamos trabalhando para o cidadão obter a máxima comodidade e excelência de serviço, deslocando-se de sua residência ao local de atendimento em caso absolutamente excepcional”, afirma Bacelar.
Funcionalidade
Com o aplicativo na palma da mão, o motorista pode ser avisado do vencimento da carteira de habilitação; consultar pontos; saber da situação do licenciamento anual do veículo (valores, parcelas e pagamentos); ser informado sobre eventuais multas e consultar histórico; solicitar a Permissão Internacional para Dirigir; requerer a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação; pedir a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; checar pela placa a situação de um veículo suspeito de roubo; acompanhar resultados de exames e estudar para as provas da carteira de motorista em simulados.
Avaliado com uma nota média de 4,4, numa escala de 0 a 5, o aplicativo caiu no gosto dos usuários por oferecer uma interface no padrão Google com imagens modernas que não se prendem aos paradigmas das placas de trânsito. Qualquer pessoa pode navegar facilmente pelo aplicativo, que é autoexplicativo e vem se aprimorando com as sugestões dos usuários.
A consulta de veículo suspeito de roubo foi uma dentre as muitas sugestões dos usuários. Outra proposta acolhida foi a que permite a busca automática dos veículos do usuário proprietário, permitindo o cadastro de até cinco veículos de terceiros, para acompanhamento e notificações.
Os benefícios do aplicativo são maximizados quando o usuário faz um cadastro com o e-mail pessoal e senha de acesso. Após o cadastramento, o usuário obtém automaticamente os dados do veículo, podendo ainda armazenar informações das consultas e acessar outros serviços.
Usuários aprovam
O auxiliar administrativo Valter Reis Maciel disse que baixou o aplicativo no sistema Android para estudar, pelos simulados, questões teóricas de trânsito que podem cair na prova. “Pretendo, no ano que vem, tirar a Carteira Nacional de Habilitação e estou me preparando para a prova teórica”, afirma. Ele acrescenta que estuda nas horas vagas e considera o aplicativo “uma mão na roda porque é fácil de navegar”. Também é disponibilizado para o sistema iOS.
Após ler reportagens na imprensa sobre o lançamento do aplicativo, o museólogo Anibal Gondim baixou a versão atualizada, também Android, porque pretende comprar um carro usado para o filho. Ele disse que desistiu de uma compra quando lançou a placa do carro no aplicativo, sem o vendedor saber, e viu que havia uma restrição de roubo. “Foi a minha sorte. Imagine o prejuízo financeiro e a confusão que eu ia entrar se comprasse o veículo. A salvação estava na palma de minha mão e tudo muito rápido e prático”, afirma.
Dentre as vantagens do aplicativo disponibilizado nas lojas Apple Store e Play Store, Anibal destaca também a ajuda para cuidar do veículo, com lembretes sobre data de revisão planejada, próxima troca de óleo, checagem de pneu e durabilidade da bateria. “São informações que repercutem em segurança, como também é segurança a renovação do seguro do carro”, acrescenta.
image_gallery
Fonte: ASCOM DETRAN-BA