Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 29 de Março de 2024

Abertas as inscrições para a prova de Título em Medicina de Tráfego

| Notícias

Estão abertas até 10 de março as inscrições para o exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Medicina de Tráfego. O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) em comissão paritária com a Associação Médica Brasileira (AMB).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL
Conforme ressalta o presidente da Abramet, Antônio Meira Junior, a especialidade vem atraindo mais interessados a cada ano. Na sua avaliação, isso ocorre porque a Medicina do Tráfego se relaciona com vários outros campos da saúde e, atualmente, tem protagonizado muitos dos debates sobre mobilidade, segurança e bem-estar da população brasileira.
“Estamos passando por um momento bastante delicado, por causa do projeto de alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse contexto, é fundamental reforçar a importância do médico do tráfego, profissional capaz de orientar tecnicamente na elaboração dessas políticas públicas e evitar, assim, o aumento da morbimortalidade no trânsito. Convidamos todos aqueles que têm interesse na área a seguir conosco nessa caminhada”, disse.
Inscrição – Para efetuar a inscrição, o candidato deve encaminhar todos os documentos exigidos no edital para a Abramet, exclusivamente por meio do endereço eletrônico provadetitulo2020@abramet.org.br, até o dia 10 de março e aguardar o envio do boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
Estão aptos a participar do concurso os médicos que concluíram residência médica em Medicina de Tráfego, em programa devidamente reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM); ou aqueles que possuam certificado de conclusão em Treinamento em Medicina de Tráfego, previamente reconhecido pela Abramet.
Além disso, também estão habilitados os médicos que, em consonância com critérios dispostos no edital, comprovarem o exercício de atividades profissionais em Medicina de Tráfego num período mínimo de quatro anos. A confirmação de inscrição estará disponível até 10 de abril, no site da entidade, para aqueles que atenderem as exigências previstas no regulamento.
Prova – A avaliação dos candidatos será composta pela aplicação de prova teórica e avaliação curricular. O exame teórico ocorrerá no dia 26 de abril, de 9h às 12h, simultaneamente nas cidades de Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), nos endereços especificados no edital.
A prova teórica – composta por 80 questões de múltipla escolha – será equivalente a 70% da nota final e a análise do currículo aos outros 30% da nota final. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a seis, sendo necessário obter, no mínimo, nota seis na prova escrita.
O gabarito da prova escrita estará disponível no site da Abramet, a partir das 17h, do dia 30 de abril. O candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer, solicitando revisão da correção, dentro de 72 horas a contar da data de divulgação do gabarito. O resultado final, contendo a lista dos aprovados no concurso, será anunciada até o dia 26 de maio, em www.abramet.org.br.