Associação Brasileira de Medicina de Tráfego Mobiliza Lideranças da Bahia em Prol da Prevenção de Acidentes de Trânsito


Senador da República, Otto Alencar, manifesta apoio ao Congresso e recebe elogios ao projeto de lei do Senado (PLS 344/2016) de sua autoria.

Estado sediará o maior congresso brasileiro sobre o tema em setembro. Segundo Estado com mais mortes em acidentes em rodovias federais em 2015, a Bahia está no foco das ações da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) em 2017. Isso porque o Estado vai sediar, em setembro, o XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, maior e mais relevante evento sul-americano sobre saúde e mobilidade.

Discutindo temas fundamentais à mobilidade saudável e prevenção de acidentes, o congresso traz na programação assuntos como: desafios do trânsito contemporâneo; transporte alternativo; atualização em doenças do sono e risco de direção veicular; educação no trânsito; entre outros. O congresso irá reunir mais de 2,5 mil profissionais entre médicos, psicólogos e representantes de Departamentos e Conselhos Estaduais de Trânsito entre os dias 14 e 17 de setembro, em Costa do Sauípe.

Para apresentar o Congresso às lideranças da Bahia, o presidente nacional da ABRAMET, José Montal, e o presidente regional, Antonio Meira, estiveram em visitas na última semana em Salvador. Na Arquidiocese da cidade, recebidos pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, os médicos, apresentaram a Associação e fizeram o convite oficial ao líder, que confirmou participação em uma das mesas redondas do Congresso.

É fundamental que se converse sobre isso e, mais, que se sensibilize a sociedade por meio de campanhas que reduzam esses números, ressaltou Dom Murilo. Os acidentes são considerados a grande patologia dos últimos tempos. Os números são alarmantes e é por isso que trabalhamos para preveni-los, esclareceu Montal.

Acompanhados pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Deputado Estadual Alex da Piatã, que intermediou os encontros, os diretores seguiram em visitas ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ao Secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, ao Subsecretário de Turismo do Estado, Benedito Braga e ao diretor do DETRAN-BA,  Lúcio Gomes, que confirmaram apoio ao evento.

Além das visitas institucionais, os Diretores da ABRAMET e o Deputado Estadual Alex da Piatã visitaram o Senador e Médico Otto Alencar, dando apoio ao projeto de lei do Senado (PLS 344/2016) de sua autoria. Esse projeto tem como objetivo tornar acessível a compra dos equipamentos de proteção e diminuir o alto índice de acidentes de trânsito com as motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Sobre a ABRAMET – Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego-ABRAMET é uma entidade médica, sem fins lucrativos, que congrega os especialistas em Medicina de Tráfego (Resolução CFM nº.1.634/2002), desenvolvendo ações, estudos e pesquisas visando à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana, procurando evitá-los ou mitigar a dor por eles provocada.

A ABRAMET expande divulga e incentiva, em todos os níveis, o conhecimento sobre as questões relacionadas à medicina e segurança de tráfego, através de campanhas educativas, estudos e ações de prevenção, zelando pelo nível ético, eficiência técnica, sentido social e aperfeiçoamento do exercício profissional da medicina e da segurança de tráfego no país.