Congresso de Medicina do Tráfego inicia em Sauípe com cursos e blitz educativa

Motoristas com passageiros crianças que passaram pela rodovia BA 099, na Estrada do Coco, ontem à tarde, foram surpreendidos com uma blitz educativa da ONG Criança Segura. A ação, que integra a programação do XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual da Bahia. Pais e cuidadores foram orientados desde a seleção correta da cadeirinha até a forma de instalá-la. “Nós ainda temos muitos desafios. O número de mortes de crianças dentro do carro em batidas vem aumentando e na Bahia ele é proporcionalmente um pouco mais alto do que o resto do Brasil”, pontua a coordenadora nacional da ONG, Gabriela Guida de Freitas, que ontem esteve à frente da blitz e que neste sábado, 16, discutirá o tema em uma mesa-redonda no congresso, às 14h.

Este é mais um dos diversos temas que estão sendo debatidos no congresso que iniciou ontem e que segue até domingo, 17, na Costa do Sauípe. “Aqui no congresso temos como propósito nos tirar da inércia e mostrar que no Brasil é possível alcançar níveis menos imorais e mortes decorrente da mobilidade”, pontuou Antônio Meira, presidente do congresso e da ABRAMET Bahia, em discurso na cerimônia de abertura do evento, na noite de ontem, na presença de autoridades e congressistas. Além da solenidade, ontem foram ministrados também cursos para especialistas em trânsito nas áreas de medicina, psicologia, engenharia de tráfego, educação e legislação.

Segundo dia de congresso – Hoje, a programação começou com um debate com representantes dos principais veículos de comunicação da Bahia sobre o que está sendo feito para a prevenção de acidentes e novas possibilidades de coberturas jornalísticas. Durante a amanhã aconteceram ainda mesas de discussões sobre problemas e soluções com a mobilidade urbana, além da divulgação de dados atualizados sobre acidentes de trânsito no Brasil com a pesquisadora Maria Helena, responsável pela produção de conteúdo do Atlas 2017 da ABRAMET. Entre as informações mais relevantes divulgadas estão o aumento da frota de veículos em todo o país, com destaque para as motocicletas. A Bahia liderou o ranking norte e nordeste em 2016 com quase 4 milhões de veículos.

Congresso – Temas fundamentais à mobilidade saudável e à prevenção de acidentes integram o XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego, que acontece até de 17 de setembro, a partir das 9h, no Complexo Costa do Sauípe, na Bahia.Mais de dois mil profissionais de todo o Brasil – entre médicos, psicólogos e representantes de Departamentos e Conselhos Estaduais de Trânsito, participam de mesas de debate. O encontro é realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e traz discussões importantes sobre a saúde no trânsito e mobilidade como atualização de doenças do sono e risco de direção veicular; alcoolemia X direção veicular; mobilidade sustentável; transporte veicular seguro de crianças; celular X acidentes de trânsito, dentre outros.

Abramet – Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET é uma entidade médica, sem fins lucrativos, que congrega os especialistas em Medicina de Tráfego (Resolução CFM nº 1.634/2002), desenvolvendo ações, estudos e pesquisas visando à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana, procurando evitá-los ou mitigar a dor por eles provocada.

Serviço:
XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego e I Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego
Data: 14 a 17 de setembro (quinta a domingo)
Local: Complexo da Costa do Sauípe
Saiba mais:  http://www.abramet.net/congresso/