Detran intensifica ações pela redução de acidentes no “Maio Amarelo”

A estudante de nutrição Patrícia Oliveira, 33 anos, lembra até hoje do trágico momento vivido por ela há 15 anos, na orla de Salvador. “Eu aguardava na calçada, enquanto um amigo trocava o pneu do carro. De repente, fui atingida por um carro em alta velocidade, que me arremessou para longe. O motorista tinha 18 anos, não possuía habilitação e estava embriagado. Passei dois anos sem andar e ainda sinto fortes dores no tornozelo. Sobrevivi e estou aqui para contar essa história que mudou completamente a minha vida”. O relato emocionado da estudante marcou o lançamento da programação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para as ações do “Maio Amarelo”, nesta segunda-feira (2), na capital baiana.
O Maio Amarelo é o movimento mundial pela redução no número de acidentes de trânsito, que na Bahia é liderado pelo Detran. O órgão promoveu a adesão ao movimento de 45 instituições públicas e privadas. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e propor soluções para a redução das estatísticas alarmantes de acidentes. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 40 mil brasileiros morrem por ano no trânsito. “Só a partir de um esforço conjunto vamos conseguir mudar essa realidade. O Detran já realiza campanhas de conscientização em todo o estado e vai intensificar as ações neste mês, com palestras, blitzes, encontros e eventos, convocando a sociedade civil para o debate”, anunciou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
Parceiro do Detran em operações de fiscalização, o Esquadrão Águia da Polícia Militar garantiu apoio ao departamento no Maio Amarelo. “A ideia é conscientizar as pessoas através de importantes dicas de segurança, a exemplo do perigo para quem dirige usando celular. Vamos fiscalizar também os veículos, porque muitas vezes o acidente não acontece por uma falha humana, mas por falhas mecânicas”, destacou o comandante do Esquadrão Águia, major Marcelo Grun.
Programação do Maio Amarelo em Salvador :
06/05 – Encontro de coordenadores das 33 unidades descentralizadas do Detran (Ciretrans)
Tema: Gestão de Trânsito/ Local: Detran
12/05 – Fórum Maio Amarelo
Tema: A Epidemia do Trânsito/ Local: Hotel Fiesta
17/05 – Seminário para instrutores da Escola Pública de Trânsito e de autoescolas
Tema: Educação no Tráfego/ Local: Detran
19/05 – Reunião do comitê gestor “Projeto Vida no Trânsito”
Tema: Dados Estatísticos de Acidentes/ Local:  Detran
29/05 – Domingo Amarelo
Tema: O Trânsito é Responsabilidade de Todos/ Local: Rio Vermelho
31/05 – Divulgação do relatório final das ações do movimento
O Detran vai realizar também ações educativas nos municípios do interior do estado, onde estão localizadas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), sempre nos fins de semana de maio.