II Jornada Baiana de Medicina de Tráfego


Créditos: Alonso Photo

Nos dias 20 e 21 de maio de 2016 aconteceu a II Jornada Baiana de Medicina de Tráfego, com realização da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET e Associação Baiana de Medicina de Tráfego – ABAMET, contando com a participação expressiva de cerca de 170 Médicos. O Evento foi marcado pelas ilustres presenças de Lúcio Gomes (Diretor Geral do DETRAN-BA), Mário Galrão (Diretor de Habilitação do DETRAN-BA), Dep. Estadual Alex da Piatã (Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia – ALBA), Dr. Jorge Cerqueira (Coordenador da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB), Dr. Jorge Jambeiro (Diretor de Assuntos de Saúde Pública da Associação Bahiana de Medicina – ABM) e Márcio Magalhães (Representante da Rede Via).
Além dos ilustres, estavam presentes, Dr. José Montal (Presidente da ABRAMET), Dr. Flávio Adura (Diretor Científico da ABRAMET), Dr. Dirceu Diniz (Diretor Financeiro da ABRAMET), Dr. Juarez Molinari (3º Vice-Presidente da ABRAMET), Dr. Dirceu Rodrigues Alves (Diretor de Comunicação da ABRAMET) e os Presidentes das Federadas da ABRAMET: Dr. Laércio Santos (Presidente da ABRAMET–AM); Dr. Sílvio Haddad (Presidente da ABRAMET-MS); Dr. Louis Philip Camarão (Presidente da ABRAMET–MA) e Dr. Antonio Meira (Presidente da ABRAMET–BA). Também estiveram presentes os Médicos da Junta Médica Especial do DETRAN-BA, Dr. João Sobrinho (Coordenador do Departamento de Acessibilidade da ABAMET), Dr. Paulo Roberto e Dr. Amaury Gomes, além de Dra. Elenilma e Dr. Augusto, representando a Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito – ABCtran. A Jornada teve como patrocinadores a HONDA Imperial, Medtraffic e Vanserv.
Durante o evento foram discutidos temas de grande relevância para saúde pública e assuntos importantes para Medicina de Tráfego. Temas como: “Acidentes com Moto: uma questão de saúde pública”, “Exame toxicológico de larga janela de detecção”, “Valorização do Médico de Tráfego” e Acessibilidade, com discussão a respeito da inclusão social de portadores de deficiência através da “Junta Médica Especial” e da “Junta de Recurso”. Além desses temas, foi feito um "pré-lançamento do XXII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, que acontecerá em Costa do Sauípe, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2017. Houve também uma esplendorosa palestra de "Atualização em Medicina de Tráfego", realizada por Dr. Flávio Adura.
O Diretor-Geral do Detran-BA agradeceu o apoio da ABAMET e destacou a importância de ter como parceira, uma entidade que está diretamente ligada à saúde no trânsito. “A avaliação médica identifica se o condutor está apto ou não para acessar as vias, por isso, é tão importante que os médicos passem por capacitações constantes como esta, e colaborem com a preservação da vida. Na outra ponta, investimos em fiscalização e educação para o trânsito. Unindo essas ações, com certeza, teremos um trânsito mais seguro”, destacou Lúcio Gomes.
O Presidente da Comissão de Saúde da ALBA agradeceu o convite do presidente da ABAMET, Dr. Antonio Meira, e comentou da importância de se buscar caminhos para reduzir os acidentes envolvendo motociclistas. “Um problema alarmante em nosso Estado, que requer medidas urgentes, pois estão causando muitas mortes ou deixando condutores com traumas, e consequentemente sobrecarregando os leitos dos hospitais. Recentemente ingressei com um projeto na Assembleia Legislativa, propondo a criação de campanha permanente de prevenção a acidentes de trânsito com motos, de modo que secretarias de Estado, órgãos e instituições atuem conjuntamente”, enfatizou o Dep. Alex da Piatã.
A Presidente da Associação Baiana de Medicina Legal e Perícias Médicas e também Coordenadora do Departamento de Perícias Médicas e Crimes de Trânsito da ABAMET, Dra. Claudiane Dias, empolgou os Médicos presentes ao falar sobre a importância da valorização do Médico de Tráfego. Junto a maior autoridade da ABRAMET, o Presidente José Montal, e do Vice-Presidente Molinari, explanaram sobre a importância do Título de Especialista, da realização do Exame de Aptidão Física e Mental com qualidade e da melhor remuneração dos Médicos de Tráfego.
O maior nome em se tratando de Habilitação de pessoas com deficiência, Dr. Dirceu Diniz, juntamente com os Médicos da Junta do DETRAN-BA, Dr. João Sobrinho e Paulo Boreo, discutiram sobre Junta Médica Especial. Houve também ótimas palestras realizadas por Dr. Dirceu Rodrigues, Dr. Philip Camarão e Dra. Rita Camarão.
A Jornada foi muito bem avaliada por todos os presentes que adoraram os temas discutidos, tendo tido seu ápice com as palestras de Dr. Flávio Adura, a maior Autoridade Científica da Especialidade no País. Dr. Flávio comentou sobre a ineficácia do exame toxicológico para redução dos acidentes de trânsito, deixando a platéia totalmente atenta com sua aula interativa e dinâmica sobre casos da Junta Recursal e emocionou os médicos presentes, demonstrando o orgulho de ser Especialista em Medicina de Tráfego.
Uma das novidades do evento foi a distribuição da Revista da ABRAMET, V. 34, n.1, 2016, sendo entregue em primeira mão para todos os participantes, já com divulgação do Congresso da Bahia. “A exemplo do ocorrido no evento em Gramado em setembro último, é certo que os participantes do Congresso na Bahia estarão contagiados pela cultura local. E a baianidade capturada será capaz de melhorar a convivência nas vias e as competências e conteúdos mais recentes da medicina de tráfego, missão científica do Congresso, qualificarão os especialistas, aprimorando-os para o objetivo de salvar vidas no trânsito”, escreveu, na Revista, Dr. Montal.
Por fim, Antonio Meira agradeceu a presença e apoio de todos e ao lado de José Montal, convidaram todos a participarem do XII Congresso da ABRAMET no próximo ano na Bahia. A Jornada foi encerrada com um sorteio das três primeiras inscrições para o grande evento de 2017 e destacaram que a ABRAMET, com a presença de todos os colegas, não medirá esforços para fazer o maior e melhor Congresso já realizado pela Associação.