Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 19 de Abril de 2024

Lançamento da Conferência T2016 reúne especialistas em álcool e drogas e autoridades do trânsito em Porto Alegre

| Notícias

A direção do International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety – ICADTS, o Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizaram, nesta quarta-feira (28/10), em Porto Alegre, evento que marca o início dos preparativos para a T2016: 21ª Conferência do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito.
Em sua primeira edição na América Latina, a T2016 será realizada no período de 16 a 19 de outubro de 2016, no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado (RS). A última conferência do ICADTS foi realizada em Brisbane, Austrália, reunindo representantes de 39 países. O Brasil é o primeiro País em desenvolvimento a abrigar esse encontro e discutir o assunto em âmbito mundial.
Segundo o diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas, o médico psiquiatra Flávio Pechansky, este evento no Brasil sinaliza a necessidade de construir soluções que fortaleçam as ações de segurança viária nos países em desenvolvimento, tendo em vista que, na última década o número de acidentes não diminuiu e os problemas de segurança no trânsito ainda persistem, impactando fortemente nas políticas de saúde.
Ele considera que a T2016 terá uma grande participação nacional e internacional de interessados em discutir a temática e disseminar informações que auxiliem na redução da mortalidade e morbidade relacionados ao uso de substâncias por condutores.
“A cultura da lei seca, as campanhas coibindo comportamentos de risco, a discussão sobre o uso de equipamentos de detecção do uso de substâncias, entre outras medidas para a direção consciente, já são uma realidade entre nós. Entretanto, é sabido que as demandas e soluções entre os países são distintas, o que reforça a necessidade de debater estes temas visando, ao mesmo tempo, o avanço da ciência e o fortalecimento das políticas públicas” conclui Pechansky.
Estiveram presentes, na ocasião, o diretor Geral do Detran RS, Hildo Mário Szinvelsky, o presidente do Instituto Zero Acidente, Carlos Tatsch, o representante da Polícia Rodoviária Federal, Alessandro Castro, o diretor Científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet RS, Ricardo Hegele e o presidente da Abramet RS, Trajano Henke, a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, a presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito do RS, Patrícia Sandri e o agente de Fiscalização da EPTC, Marcelo Cunha da Silva, entre outros convidados.