Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 19 de Abril de 2024

Ministério das Cidades lança duas novas sinalizações para ciclistas

| Notícias

Ministro apresentou Cartilha do Ciclista, que reúne informações.
Placas foram inauguradas em comemoração ao ‘Dia Mundial Sem Carro’.

Isabella Calzolari

Do G1 DF

bicicleta

Modelos de pintura no chão lançados nesta terça que sinalizam a rota de bicicletas ou ciclorrotas (Foto: Ministério das Cidades/Divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o Ministério das Cidades lançou nesta terça-feira (22) duas novas sinalizações para ciclistas – uma placa que indica circulação compartilhada de ciclistas e pedestres e dois modelos de pintura no chão, chamados de quarta placa, que sinalizam a rota de bicicletas ou ciclorrotas.

De acordo com o Ministério da Cidades, as sinalizações serão implantadas em todos os estados e no Distrito Federal a partir desta terça. Um dos objetivos da ciclorrota é garantir o direito de circulação das bicicletas e o compartilhamento de ciclistas e motoristas ao mesmo tempo.

Durante o lançamento, o ministro Gilberto Kassab apresentou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária e as regras de circulação e segurança.

Segundo a pasta, a publicação é para esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter a convivência pacífica e harmônica no trânsito.

O ministério também montou um grupo técnico composto por representantes do Denatran, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Transporte e membros de diversos órgãos governamentais de trânsito de todo o país para elaborar discussões sobre o assunto e criar as diretrizes do Manual Cicloviário.

placa_1

Placa lançada pelo Ministério das Cidades
(Foto: Ministério das Cidades/Divulgação)

 

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/09/ministerio-das-cidades-lanca-duas-novas-sinalizacoes-para-ciclistas.html