Antonio Edson

Antonio Edson Souza Meira Júnior
Presidente ABAMET

Palavra do Presidente

A Associação Baiana de Medicina de Tráfego - ABAMET foi fundada em 27 de fevereiro de 2015, tendo como grande objetivo contribuir para a promoção da saúde e prevenção da morbimortalidade no trânsito. Em março deste ano, a ABAMET foi reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET como filiada científica da ABRAMET no Estado da Bahia.

Ao congregar Médicos interessados na Área de Medicina de Tráfego, pretendemos expandir, divulgar e incentivar o conhecimento sobre questões relacionadas à medicina e segurança de tráfego no Estado da Bahia.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, no ano de 2011, morreram 43.256 pessoas (cerca de 120, em média, por dia), com uma taxa de 22,4 óbitos por acidentes de trânsito para cada cem mil habitantes. Os acidentes de trânsito representam a 1ª causa de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como Médico, Especialista em Medicina de Tráfego, junto com a ABAMET e a ABRAMET iremos atuar para tentarmos diminuir as mortes e ferimentos em acidentes de trânsito. A ABAMET irá também atuar efetivamente na melhoria da qualidade do “Exame de Aptidão Física e Mental para Condutores e Candidatos a Condutores de Veículos Automotores”, atuando na valorização da Especialidade de Medicina de Tráfego.

A ABAMET surgiu na necessidade de aprimoramento da Especialidade Médica – Medicina de Tráfego no Estado da Bahia e sempre estará buscando eficiência técnica e aperfeiçoamento da Medicina de Tráfego.