Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 29 de Março de 2024

Portaria determina que casos de vítimas de acidentes de trânsito na BA sejam notificados por profissionais de saúde

| Notícias

Publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (10), portaria busca estimar com precisão número de vítimas não fatais em acidentes.

Profissionais de saúde terão que notificar casos de acidentes de trânsito — Foto: Alex de Paula/G1 Bahia

Profissionais de saúde terão que notificar casos de acidentes de trânsito — Foto: Alex de Paula/G1 Bahia

Uma portaria publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado determina que os profissionais de saúde da Bahia notifiquem os casos de vítimas de acidentes de trânsito.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, por conta dos registros do sistema de informações hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), é possível estimar com precisão o número de mortos por acidentes de trânsito. No entanto, as vítimas não fatais são de difícil mensuração. A obrigatoriedade da notificação busca sanar esse problema.

Ainda segundo a Sesab, hoje não é possível identificar os casos de acidentes de trânsito que dão entrada nos hospitais, pois eles são registrados como politraumatismo, traumatismo craniano ou fraturas de membros, e não como acidentes de trânsito.

Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Seção Bahia (Abramet-Ba), não haverá dificuldade na implementação do decreto nas unidades de saúde, pois o Código Internacional de Doenças (CID) já permitia isso, apesar da pouca utilização. Segundo a entidade, no preenchimento dos documentos médicos, o “CID: V23.4” especifica, por exemplo, motociclista traumatizado em colisão com um automóvel (carro), picape ou caminhonete, mas às vezes o registro era feito com outro código.

De acordo com dados da Sesab, entre os anos de 2000 e 2017 foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito na Bahia, o equivalente à população de cidades baianas como Cachoeira ou Riachão do Jacuípe.

Fonte: https://g1.globo.com/bahia/noticia/portaria-determina-que-casos-de-vitimas-de-acidentes-de-transito-na-ba-sejam-notificados-por-profissionais-de-saude.ghtml