Seja bem-vindo! Hoje é: quinta, 23 de Maio de 2024

Brasileiro comanda órgão internacional de Medicina do Tráfego ligado a OMS

| Artigos

Por Dr. Odir Freire

A Associação Internacional de Medicina do Tráfego – ITMA, entidade médica ligada à OMS, promove o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas de todo o mundo, dividindo as recentes novidades em medicina de tráfego, teoria e técnica na prevenção de acidentes de trânsito, segurança viária, primeiros socorros e tratamento médico objetivando redução da morbidade e a mortalidade resultante de traumas em acidentes de trânsito no mundo.

logoDr. Jack Szymanski, brasileiro que assumirá a responsabilidade geral da ITMA,  após o mandato do atual Presidente, Prof. Dr. Zheng-guo Wang, da China, que estará na presidência pelos próximos quatro anos. Está presente nas atividades da instituição nos últimos 15 anos. É membro da ABRAMET e Perito da Junta Médica Especial do DETRAN do Paraná. Entusiasta da prevenção, como forma de diminuir indicativos de morbimortalidade, iniciou suas atividades na Medicina do Tráfego após realizar um estudo sobre afastamento do trabalho por doenças e constatou a grande quantidade de acidentes envolvendo motociclistas.      

A redução dos danos resultantes de acidente vem diminuindo a nível mundial, porém a estatística quantitativa preserva seus elevados índices em países com menor renda per capita. O foco de ação ainda está nestes países. Segundo o futuro presidente do ITMA, atualmente a crise econômica tem ajudado nesta redução, pois diminui a circulação de veículos. Menciona ainda que a solução para estatísticas mais favoráveis estão na melhoria de transporte público, rigidez nas regras do trânsito e não muito distante de todos, respeito mútuo e a educação no trânsito.

grafico

O malefício dos acidentes de trânsito é inaceitavelmente elevado, sobretudo para pessoas pobres em países pobres, afirma Szymanski. África detém o trânsito mais violento e isso não se deve a uma frota maior. As 22,2 mortes por grupo de cem mil habitantes no Brasil é um valor considerado alto para OMS. A Suécia conta com um histórico de segurança no trânsito e desde 1997 possui um programa, o Vision Zero, pautado em ética, segurança, responsabilidade e mecanismo de mudança. Atualmente o presidente do ITMA realiza um trabalho com objetivo de melhorar a segurança no trânsito com expansão dos transportes públicos, que será apresentado no Congresso internacional em Beijing.