Veja dicas de viagem segura

Mesmo sendo uma viagem de curta duração, em que a pessoa vai passar no máximo três dias fora, para curtir o feriadão fora do local de residência é preciso fazer tudo de forma minimamente planejada para não correr o risco de sair algo errado.

Diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o médico Antonio Meira afirma que 90% dos acidentes de trânsito tem relação com o fator humano – sono, consumo de álcool ou drogas ilícitas, direção perigosa, falta de uso de equipamentos de segurança, como cinto ou capacete.

“Prevenir é sempre o melhor remédio. Planejar sempre a viagem, mesmo ela sendo curta, de um dia. Pegar a estrada exige muito cuidado, indo sozinho ou acompanhado. Revisar o carro sempre antes de ir, descansar, observar a previsão do tempo é algo que deve ser feito ao menos dois dias antes de sair”, destacou Meira.

Outros fatores que devem ser levados em conta são a alimentação no dia da viagem, que deve ser leve para não causar mal-estar, e o uso de medicamentos, já que alguns deles podem provocar sonolência.

Caso a pessoa tenha filhos, deve seguir as regras de trânsito: menores de 10 anos no banco de trás; com até um ano deve viajar no bebê conforto, sempre atrás do banco do carona; as crianças de 1 a quatro anos na cadeirinha; e as de demais idades com assento elevado para prender bem o cinto de segurança.

“Nada de improvisação. A não ser que seja a cadeirinha universal, já fabricada com este fim, as demais cadeirinhas deve ser usadas de acordo com a idade”, comentou Antonio Meira. “De resto, é respeitar as leis de trânsito e ter atenção”.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vai-pegar-a-estrada-para-curtir-o-feriadao-atencao-para-evitar-as-multas-mais-comuns/