Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 19 de Abril de 2024

2021: um ano de grandes vitórias

| Notícias

2021: UM ANO DE GRANDES VITÓRIAS

EM 2022, VAMOS CONSTRUIR JUNTOS NOVOS AVANÇOS!

 

A medicina do tráfego se despede de 2021 FORTALECIDA e RECONHECIDA como uma especialidade médica decisiva para a qualidade de vida da população brasileira. Consagrada na revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja modernização foi discutida no Congresso Nacional e entrou em vigor em 2021, a prerrogativa do médico do tráfego na aplicação do Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM) para a concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi uma grande conquista da nossa especialidade, da Medicina e da sociedade brasileira.

O fortalecimento de mecanismos que ajudem a preservar vidas no trânsito e o apoio incondicional ao médico do tráfego são os objetivos maiores que ancoram a atuação da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Mais que seu DNA, são sua principal razão de existir.

Temos sido, desde a fundação, coerentes a estes propósitos e assim seguiremos pelo ano que se aproxima. O ano de 2022 haverá de ser mais um período de avanços e conquistas, em que a medicina do tráfego seguirá PROTAGONISTA do debate e da indução de políticas públicas e do engajamento da sociedade em torno de uma mobilidade mais saudável e segura, em torno da redução e prevenção do sinistro de trânsito e capacitação continuada do médico especialista. Esta é a pauta da Abramet.

Não podemos nos despedir de 2021 sem destacar as entregas mais importantes de nossa entidade, resultado do esforço articulado e intenso de sua diretoria. O avanço da imunização contra o novo coronavírus nos permitiu, num gesto de CONFIANÇA e certa OUSADIA, realizar a primeira edição híbrida do Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego – presencial e online, evento que contou com a participação de autoridades e especialistas de renome e relevância, conduzindo debates e temas de grande importância para o dia a dia do médico do tráfego.

O ano que se encerra também foi oportunidade de publicarmos um conjunto de novas diretrizes de conduta, fruto do trabalho atento do nosso departamento científico: ao debruçar-se sobre os mais novos temas e desafios da rotina diária do médico especialista, a Abramet colocou à disposição da comunidade médica e de todos os profissionais que atuam no binômio saúde e trânsito a atualização e MELHORES PRÁTICAS em temas como o uso do celular ao volante; da habilitação de portadores do espectro autista e de doenças renais crônicas dialíticas, do transporte de animais de estimação, entre outras.

Em meio a esse trabalho intenso e focado, foi com muita honra, e conscientes da grande responsabilidade, que recebemos a eleição para um novo mandato, no biênio 2022/2023. A nova gestão dará continuidade ao TRABALHO EXITOSO que a Abramet tem feito, agregando todos os avanços que pudermos construir na defesa do médico do tráfego e no fortalecimento da nossa especialidade.

Seguiremos buscando protagonismo no debate das questões médicas e de saúde nos deslocamentos humanos, cada vez mais importantes em um Brasil que ainda busca cumprir as metas para redução de sinistros e mortalidade no trânsito recomendadas pelas Nações Unidas.

Essa consciência nos estimulou a adotar a SOLIDARIEDADE como tema de nossa mensagem de encerramento do ano, mais uma iniciativa pela conscientização da comunidade médica e de toda a sociedade brasileira em torno deste objetivo comum.

É por isso que convidamos a todos a um Natal mais solidário!

Todo dia é dia de olhar para o outro com atenção e empatia.

Quando falamos em segurança no trânsito, estamos valorizando a sua vida e as relações entre todos os usuários do sistema de trânsito. São os pedestres, os motoristas, motociclistas, ciclistas e todos aqueles que, conscientes e unidos no mesmo propósito, podem tornar o trânsito brasileiro mais SAUDÁVEL e SEGURO, preservando vidas.

Com a chegada do período de festas, sentimentos de RESPEITO e GENTILEZA ficam ainda mais fortes. Por isso, neste fim de ano, dê passagem para a solidariedade!

Afinal, precisamos nos CUIDAR e cuidar do próximo. No trânsito e fora dele. Todos os dias.

A todos vocês, um Natal feliz e solidário! E um 2022 cheio de realizações e saúde!

Esses são os votos da Abramet para você e seus familiares!

Antonio Meira Júnior

Presidente

Diretoria Gestão 2020-2021