| Notícias
O tráfego nas estradas costuma ficar mais intenso nos dias que antecedem aos feriados. No Carnaval não é diferente. Porém, antes de pegar a estrada em direção ao interior ou ao litoral para aproveitar dias de descanso ou de diversão nos bloquinhos e trios elétricos, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) orienta a adoção de alguns cuidados essenciais para tornar a viagem mais segura e reduzir os riscos de sinistros automobilísticos e minimizar suas consequências.
A orientação da Abramet considera os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), relativos ao Carnaval 2024, quando foram registrados 1.243 sinistros em rodovias federais, dos quais 1.023 envolveram vítimas com ferimentos, graves e até mesmo fatais. “Observando as causas dos sinistros, reforçamos a necessidade da adoção de alguns cuidados simples, mas que podem ajudar salvar vidas”, afirma o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior.
Entre as recomendações, a Abramet reforça a importância do uso de cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, de dispositivos de retenção infantil (cadeirinhas) apropriados para a idade da criança, o uso do capacete pelo motociclista e a acomodação correta de bagagens e de animais de estimação. Em casos de colisões, os objetos soltos dentro do veículo podem ser arremessados sobre os ocupantes, causando ferimentos.
A Associação também chama a atenção para a importância do bem-estar do condutor do veículo. “O motorista deve ficar atento a possíveis efeitos colaterais de alguns medicamentos, que porventura for utilizar, e não fazer uso de bebidas alcoólicas nem de drogas. Além disso, antes da viagem, quem vai dirigir deve ter uma boa noite de sono e, em trajetos longos, programar pausas para descansar”, complementa Antonio Meira.
Já o diretor científico da entidade, Flávio Adura, alerta para o risco do uso do celular ao volante. “Os riscos em sinistros de trânsito quadruplicam quando se checa mensagens e aumentam em 23 vezes quando elas são digitadas. Se precisar usar o telefone, peça ajuda para o passageiro ou estacione em um lugar seguro”, orienta Adura.
Confira 10 orientações da Abramet para o Carnaval: