Seja bem-vindo! Hoje é: domingo, 21 de Abril de 2024

“Caminhão e moto” são temas do Maio Amarelo, em julho

| Notícias

Caminhao e Moto

Preparem suas ações e ampliem a conscientização usando essas temáticas 

Em julho, o Maio Amarelo faz um convite para todos os seus apoiadores. O mês das férias é também o mês de dois segmentos importantes no trânsito o do caminhoneiro e do motociclista, que têm datas comemorativas e são lembrados por seu trabalho respectivamente nos dias 25 e 27 de julho. Para o Movimento, o período foi escolhido para o debate sobre “caminhão e motos”, dentro da nossa Agenda Positiva.

A Agenda Positiva é uma estratégia do Movimento para colocar em debate temas para serem trabalhados por todos os apoiadores para que possamos construir um trânsito mais seguro.

A Agenda foi implantada em outubro de 2014 e a cada mês tem proposto um tema para o trabalho de conscientização com o público de todas as entidades envolvidas com o Maio Amarelo.

O objetivo da Agenda é garantir que os temas e ações da segurança viária sejam discutidos, priorizados, enfim, ganhem um olhar atento da sociedade em busca de soluções para reduzir a acidentalidade e mortes no trânsito.

E quando o assunto é violência no trânsito, as motos são uma das maiores preocupações de quem trabalha com segurança viária. De acordo com dados do DataSUS, quase 1/3 das mortes no trânsito no Brasil são de ocupantes de motos (motociclistas e passageiros ou garupa). Em 2013, das 42.266 mortes no trânsito, mais de 12 mil foram de ocupantes de motos.

O número aponta para perda de 33 vidas todos os dias neste segmento.

Em relação aos caminhoneiros, a frota desses veículos é bem menor, se comparada a de carros de passeio e motos, mas ainda assim 818 caminhoneiros morreram nas estradas de todo o país, em 2013 – uma média de duas vidas perdidas ao dia.

Como trabalhar o tema:

Para facilitar os debates sobre o tema, o Movimento disponibiliza gratuitamente, uma série de materiais, como vídeos educativos, boletins para rádios, folhetos e cartazes com dicas e orientações. Tudo o que os apoiadores do Movimento precisam para dar início aos trabalhos. Os materiais podem ser reproduzidos, inclusive, estampando a logomarca daqueles que atuam por um trânsito mais seguro.

Para ter acesso à Agenda Positiva, busque o site do Maio Amarelo: www.maioamarelo.com, acesse o botão “Participe”, e faça o download das peças. Você pode escolher e usá-las da forma como quiser.

Fonte:

Observatório Nacional de Segurança Viária – http://www.onsv.org.br/ver/-797