Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 19 de Abril de 2024

Conquistas da Abramet em benefício da Medicina do Tráfego marcam a Jornada Científica 2022, em Salvador

| Notícias

As realizações da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) em defesa da especialidade e da vida foram ressaltados nos discursos que abriram a Jornada Científica realizada pela entidade, no último sábado (9), em Salvador (BA). Além de mencionarem as diversas diretrizes que a Abramet vem publicando para orientar os médicos do tráfego no exercício da profissão, os representantes dos órgãos que compuseram a cerimônia de abertura registraram os esforços realizados pela atual diretoria da Associação e o quanto isso tem se traduzido em benefícios para a classe e para a sociedade.

A manutenção da Lei Seca e a participação da Abramet na Câmara Temática de Saúde para o Trânsito, por exemplo, são algumas das recentes conquistas da entidade para benefício dos médicos do tráfego e, consequentemente, para a população. O presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, compartilhou das conquistas com os demais associados e contextualizou outros avanços da entidade.

“A nossa primeira gestão esteve bastante dedicada ao Projeto de Lei que atualizou o Código de Trânsito Brasileiro. Estivemos presentes em Brasília e saímos de lá vitoriosos graças ao apoio de todos vocês. Mesmo assim, não paramos de fazer ciência e hoje acumulamos diversas publicações que norteiam o trabalho do médico do tráfego”, explicou Meira, que atualmente está em sua segunda gestão à frente da instituição.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente da Abramet repassou alguns temas que foram debatidos no decorrer da programação da Jornada, como as discussões sobre as diretrizes que envolvem a habilitação de portadores de Parkinson ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), o momento do evento para conhecer o novo sistema de lançamento do exame médico do Detran, a palestra sobre Junta Médica Especial e laudo para isenção de impostos, bem como a apresentação sobre avaliação de pessoas com deficiência.

RECONHECIMENTO – O Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, foi um dos participantes da abertura. Na ocasião, ele elogiou a atuação da Abramet. “Acompanhei o esforço feito por Meira e pela Abramet diante do governo federal, pela manutenção de uma lei que salva vidas e que beneficia toda a sociedade brasileira, também”, pontuou Pimentel.

Já o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Otávio Marambaia, ressaltou que a Jornada Científica da Abramet “é uma forma de colaborar com o pleno exercício da Medicina, pois é a partir das investigações científicas que se propõe melhorias para a prática”.

Compuseram também a mesa diretora que abriu o evento Magno Lavigne, representando a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia; Antônio Neri dos Santos, Gerente de Trânsito da Transalvador; e Mário Conceição, presidente da Federação Nacional das Associações de Detran (FENASDETRAN).

A Jornada Científica da Abramet reuniu mais de 220 médicos participantes em torno dos principais temas científicos e publicações da entidade, com participação dos principais pesquisadores sobre o tema na atualidade e com a presença de Médicos do Tráfego de diversos estados do Brasil. “A Abramet não para. Sempre está produzindo e trabalhando em defesa do médico do tráfego e pela redução do número de mortes e vítimas do trânsito”, destacou Meira Júnior.