Seja bem-vindo! Hoje é: quinta, 23 de Maio de 2024

Em julho, Abramet realiza jornada científica em Salvador

| Notícias

A cidade de Salvador, capital da Bahia, receberá a próxima edição das Jornadas Científicas da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) no mês de julho. A jornada de atualização profissional do médico do tráfego está confirmada para o dia 9 de julho, em período integral, e as inscrições já estão abertas. A Jornada Científica de Salvador oferecerá palestras, treinamentos e workshops, entre outras atividades.

Realizada em parceria com o Detran-BA, o evento será 100% presencial e médicos associados à Abramet e credenciados do Detran-BA podem se inscrever de forma gratuita. As vagas são limitadas.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI

“A realização das jornadas pela Abramet é uma forma de levar conhecimento atualizado e apoiar o médico do tráfego em todo o Brasil”, afirma Antonio Meira Júnior, presidente da entidade. “Este é um trabalho essencial, em que contamos com a parceria de nossas federadas para promover a troca de experiências e aproximar os grandes nomes da medicina do tráfego aos nossos associados onde quer que eles estejam”, acrescentou.

“Essa será uma grande oportunidade de discutirmos temas novos com os nossos médicos especialistas. Divulgamos diversas diretrizes novas durante a pandemia e será uma atualização importante”, comenta Flávio Emir Adura, diretor científico da Abramet. Afastado há mais de dois anos de atividades presenciais, em decorrência da crise sanitária, o especialista demonstra entusiasmo pelo evento. “Reencontrar as pessoas, meus colegas, para debater questões essenciais para a medicina do tráfego e para a população me dá grande alegria”, disse Adura.

APOIO INSTITUCIONAL – A Jornada Científica da Abramet conta com o apoio e colaboração da Secretaria de Saúde (SESAB), Conselho Regional de Medicina (CREMEB), Associação Baiana de Medicina (ABM), Conselho Estadual de Trânsito da Bahia (Cetran-BA), Transalvador, Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) e Secretaria de Turismo.

Além do apoio institucional do Detran-BA, o órgão convocará todos os médicos credenciados, a fim de mantê-los atualizados e qualificados para oferecer um excelente atendimento à população. “Será uma grande oportunidade para que, sem qualquer custo, os especialistas da Bahia cumpram a norma exarada pelo Detran-BA que exige a participação em eventos de qualificação para o credenciamento de clínicas no Estado”, disse Rodrigo Pimentel, diretor geral do Detran-BA.

A norma estadual consta da portaria Portaria nº 59/2021, que trata do “credenciamento de clínicas médicas e psicológicas para a realização de exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica no âmbito do Detran/BA está previsto obrigação da clínica médica credenciada participar de Seminários, Jornadas, Fóruns, Congressos e Reuniões promovidas pelo DETRAN e pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (art. 11, XXV)”.

O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, também empenhou total apoio ao evento e ressaltou a importância da Jornada para médicos e sociedade. “Este evento será, sem dúvida, uma oportunidade para que médicos do interior e de outros estados possam visitar a Bahia e discutir temas de mobilidade saudável. Não poderíamos deixar de apoiar um encontro como este, que só proporciona ganhos para todos os brasileiros”, disse.

PROGRAMAÇÃO – A Jornada de Salvador terá início às 09h da manhã, com breve solenidade de abertura. A programação intensa percorrerá diversos temas de grande relevância no dia a dia do médico especialista, como os critérios para a redução do prazo de validade do Exame de Aptidão Física e Mental e o manejo do novo sistema de lançamento do exame médico, por exemplo. Todos os painéis terão espaço para a solução de dúvidas dos participantes.

À tarde, os participantes poderão se aprofundar em torno de um conjunto de temas objeto das mais novas diretrizes de conduta publicadas pela Abramet, como a avaliação e habilitação de condutores no espectro autista, portadores de esquizofrenia e doença de Parkinson, por exemplo. As diretrizes serão apresentadas por especialistas de renome, que compartilharão casos clínicos e outros conhecimentos para atualizar o conhecimento dos inscritos.

O objetivo das jornadas regionais é levar conteúdo atualizado, estimulando a capacitação continuada do médico do tráfego, promover o debate dos temas mais atuais e relevantes na agenda da especialidade e, consequentemente, reduzir o número de sinistros nas vias.