Seja bem-vindo! Hoje é: quinta, 23 de Maio de 2024

Em visita ao Conass, Abramet discute parcerias para induzir a redução de sinistros de trânsito no Brasil

| Notícias

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) abriu diálogo institucional com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a formulação de iniciativas conjuntas focadas na prevenção e redução de sinistros de trânsito no país. O tema foi tratado em reunião do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, com o presidente da entidade, Antonio Meira Júnior, e Marcos Musafir, ex-secretário de Saúde dos estados do Rio de Janeiro e Tocantins. O encontro aconteceu no último dia 8, na cidade de Brasília.

“Levamos ao secretário nossa preocupação com os indicadores brasileiros e propusemos iniciativas conjuntas para enfrentar esse problema”, relata o presidente da Abramet. “Essa comunicação com os secretários estaduais de Saúde é essencial e estratégica, já que os sinistros de trânsito representam um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Muito podemos fazer juntos para ampliar a prevenção e reduzir os consequentes impactos sobre a saúde pública”, justificou.

“Os temas do trânsito e da mobilidade são constantes na Câmara Temática de Saúde no Trânsito do CONTRAN. O secretário entendeu a iniciativa da Abramet para um maior diálogo da medicina do tráfego com as Secretarias de Estado da Saúde no País”, comenta Marcos Musafir. Segundo ele, a reunião acontece em um momento estratégico de implantação de novas políticas públicas e a proposta é evoluir para uma cooperação técnica da Abramet com as secretarias de saúde.

Secretário-executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso demonstrou sensibilidade para o tema e disposição para unir esforços em torno de uma mobilidade mais saudável e segura. “É inaceitável que o Brasil tenha cerca de 45 mil mortes no trânsito por ano, como dados do Ipea nos alertam”, afirmou. “Nesse contexto, torna-se fundamental a implementação de políticas públicas voltadas à prevenção e à redução de acidentes de trânsito e ao combate à morbimortalidade no trânsito. O Conass executa ações de apoio à Secretarias Estaduais de Saúde para mitigar essa situação e a aproximação com a Abramet é estratégica e essencial para planejar ações conjuntas para fortalecer o SUS”, frisou.

O CONASS é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega os Secretários de Estado da Saúde brasileiros. Entre seus objetivos estão fortalecer as secretarias estaduais de saúde e torná-las mais participativas. Para o presidente da Abramet, as duas instituições podem contribuir com sugestões para o poder público, focadas na prevenção ao sinistro. “É um esforço que permitirá a preservação de vidas e uma melhor aplicação dos recursos públicos na área da saúde”, avalia Meira.