Seja bem-vindo! Hoje é: quinta, 28 de Março de 2024

Jornada Abramet em Goiânia tem início com mesa redonda sobre valorização do médico do tráfego

| Notícias

A Jornada Abramet Medicina do Tráfego – Edição Goiânia teve início na manhã do último sábado (26) com a presença de aproximadamente 450 médicos do tráfego, além dos participantes que acompanharam a transmissão online do evento. A abertura do evento, realizado no auditório do K Hotel, foi marcada por uma mesa redonda que abordou a importância da valorização do trabalho do médico do tráfego.

Compuseram a mesa o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antonio Meira Júnior; o vice-presidente da entidade, Ricardo Hegele; a presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), Patrícia Sandri; o diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Isaac Souza; o 2º tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Rafael Cardoso Martinez; e a coordenadora técnica do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-GO), Renata Costa Teixeira.

Na ocasião, o presidente da Abramet destacou o trabalho da associação na busca pela valorização da categoria. “Hoje, o nosso ato médico, é exclusivo do médico do tráfego. Temos orgulho em dizer que a Abramet teve papel importantíssimo para essa conquista. Temos uma lei federal garantindo a exclusividade aos médicos do tráfego para realizar o Exame de Aptidão Física e Mental de condutores e candidatos a condutores no Brasil. A autonomia do médico que tem o título de medicina do tráfego está na Lei”, comemorou.

Meira também falou sobre a importância das atividades desempenhadas exclusivamente pelos médicos do tráfego. “Todos os condutores do Brasil passam pelo médico do tráfego e só quem está em condições físicas e mentais pode ser autorizado a dirigir com segurança. Por isso, sempre batalhamos pela valorização da categoria e melhoria da remuneração do médico do tráfego”, pontuou.

De acordo o presidente da Abramet, a entidade elaborou recentemente um documento que está sendo enviado aos representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito do País, ressaltando a importância dos médicos do tráfego e a necessidade de melhorias de remuneração, ambiente de trabalho apropriado, divisão equitativa, entre outros aspectos.

Representatividade – Representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, o 2º tesoureiro da entidade, Rafael Cardoso Martinez, falou sobre a Câmara Técnica de Medicina do Tráfego do Cremego, que serve para auxiliar os especialistas. “O Cremego está de portas abertas para todos vocês”, disse.

O diretor-técnico do Detran-GO, Isaac Souza, que representou o governador de Goiás e o presidente do Detran-GO, Ronaldo Caiado e Marcos Roberto Silva, respectivamente, parabenizou a Abramet pela realização da jornada. “É muito importante ter esse encontro, porque o Detran, com a expansão dos trabalhos, está buscando padronizar os procedimentos e, para isso, devemos trabalhar em conjunto”, concluiu.