Seja bem-vindo! Hoje é: sexta, 29 de Março de 2024

Jornada em BH promoveu confraternização e direcionamento

| Notícias

O evento também proporcionou momentos para o reencontro com amigos e colegas de profissão, na opinião de Sérgio Ricardo de Almeida Barbosa. “Esse é um momento para a atualização de conhecimentos e também para revermos os amigos. E a programação trouxe temas que confirmam a importância da Abramet e o quanto essa entidade precisa ser mais ouvida pelos gestores políticos”, afirmou o otorrinolaringologista, que há oito anos também atua como médico do tráfego no município de Santa Luzia, Região Metropolita de Belo Horizonte.

Para o casal Antônio Élcio Coelho Sarto e Ângela Sarto, da cidade de Elói Mendes, o momento também foi de busca por atualização e suporte ao exercício profissional. “A mudança recente na legislação, que expandiu o prazo de validade do exame físico e mental para dez anos, trouxe certa insegurança. E esses encontros são momentos para buscarmos mais orientações sobre os protocolos clínicos”, afirmou a psicóloga. “Acreditamos que em uma década muitas doenças, como por exemplo, cardiológicas e oftalmológicas podem surgir e apresentar muitos riscos para esses condutores na faixa dos 18 a 49 anos”, acrescentou o clínico geral.

A preocupação do casal foi compartilhada pelo clínico e homeopata, Arthur Moreira Neto, que no domingo, 25, realizou o exame para obtenção da especialização em medicina do tráfego. “ Nossa atuação é muito complexa, pois lidamos com doenças de todas as outras especialidades. Além disso, acidentes de trânsito matam mais que guerra e por isso precisamos ser bem assertivos na aprovação dos condutores, para oferecermos uma medicina preventiva”, afirmou.

PUBLICAÇÕES ABRAMET – Os participantes da Jornada Científica receberam o volume da primeira edição 2023 da Revista Abramet e a versão impressa da cartilha com todas as diretrizes sobre os prazos de validade do EAFM em relação às doenças dos condutores.

Segundo Flávio Adura, as diretrizes foram baseadas em 177 referências bibliográficas, que podem ser consultadas na edição n° 1, de 2019, da Revista Abramet, disponível no site da entidade.