Seja bem-vindo! Hoje é: quinta, 28 de Março de 2024

Ministério da Infraestrutura nomeia Abramet para Câmara Temática de Saúde para o Trânsito

| Notícias

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) é uma das entidades escolhidas pelo Ministério da Infraestrutura para fazer parte da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), vinculada ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O colegiado foi nomeado por intermédio da Portaria Nº 641, publicada em 31 de maio, com mandato de dois anos (2022 a 2024). A entidade já tem assento na Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito (CTES), também vinculada ao CONTRAN.

“Esse é mais um espaço para levarmos a contribuição da medicina do tráfego para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas focadas em uma mobilidade saudável e segura”, comenta Flávio Emir Adura, diretor científico da Abramet, nomeado como representante titular da entidade na CTST. “A saúde do condutor é um elemento essencial da segurança no trânsito e há um grande trabalho a ser feito”. Presidente da Abramet, Antonio Meira Junior foi nomeado suplente.

A Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST) será formada por diversos representantes do poder público, entre eles integrantes do Ministério da Saúde; da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED); assim como órgãos da administração estadual.

O Ministério da Infraestrutura também deu assento a entidades de especialidades e da sociedade civil. Além da Abramet, o colegiado será formado por representantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE); Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX); Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito (Trânsito Amigo); Conselho Federal de Psicologia (CFP); Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); e do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, formadas por especialistas e com a missão de estudar, preparar sugestões e oferecer embasamento técnico qualificado sobre assuntos que serão deliberados pelo órgão. Cada Câmara é composta por 23 titulares e suplentes, selecionados pelo diretor da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e nomeados pelo Ministério da Infraestrutura para mandatos de dois anos. Esses representantes passam por processo de seleção, em que devem comprovar formação ou experiência em cada área temática. A Abramet participa das Câmaras Temáticas do Contran desde que foram criadas pelo órgão.